Qual é a melhor proteína para as crianças e quanto elas precisam consumir?

Para evitar deficiências nutricionais e promover um crescimento e desenvolvimento adequados, recomenda-se o consumo de proteína na infância. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (WHO) desenvolveu uma tabela com as necessidades protéicas de acordo com a idade. Este material é uma referência recomendada para todos os pais interessados na nutrição de seus filhos.
De quanta proteína as crianças precisam?
A quantidade requerida por meninos e meninas é muito semelhante, mas o peso e a altura dos meninos requerem 20% mais proteína do que as meninas. Bebês de até 1 ano devem consumir 1,2g de proteína diariamente para cada kg de peso corporal. Crianças de 1 a 4 anos devem consumir 1g para cada kg, enquanto crianças e adolescentes de 5 a 18 anos requerem 0,9 g de proteína diariamente para cada kg de peso corporal.
As melhores fontes de proteína
Nem todas as proteínas são iguais, há alimentos que são mais facilmente digeridos devido às suas características. Dependendo disso, que eles podem ser absorvidos pelo corpo de forma mais eficiente e cumprir seu objetivo principal: fornecer os nutrientes necessários ao corpo. A qualidade da proteína é avaliada de acordo com a Pontuação de Aminoácidos Corrigida pela Digestibilidade das Proteínas (PDCAAS). As proteínas de soro de leite e caseína têm a melhor qualidade. Os isolados de proteína de soro de leite a 90% podem ser usados para potencializar o desenvolvimento de produtos nutricionais para crianças. A ingestão de soja, ovos e leite também é recomendada, conforme pode ser observado no gráfico abaixo.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes.
References
Joint, W. H. O. “Protein and amino acid requirements in human nutrition.” World health organization technical report series 935 (2007): 1.